sábado, 21 de março de 2009

Sereias




A Sereia é um ser mitológico, metade mulher e metade peixe (na mitologia grega era metade mulher metade pássaro) ou pássaro, Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore.



Elas habitavam os rochedos e o seu canto atraía os marinheiros dos navios que depois eram devorados aproximar.



Algumas das sereias citadas na literatura clássica são:


Pisinoe - A Controladora de Mentes


Thelxiepia - A Cantora que Enfeitiça



Ligeia A Doce Sonoridade






Na mitologia grega, as sereias eram representadas como seres com cabeça e busto de mulher e a parte inferior do corpo em forma de pássaro. Tinham voz suave e sedutora (como os pássaros) e viviam sobre os rochedos, nas proximidades das ilhas ou corais.

As criaturas mitológicas com corpo metade mulher e metade peixe chamavam-se “nereidas” para os gregos eram estas criaturas as ninfas que presidiam ao mar.



Na mitologia nórdica, as nereidas eram chamadas de “sereias”. Depois de proliferarem histórias, filmes e desenhos animados com "A pequena sereia" o erro foi instituído para sempre ficando a idéia que era assim que os gregos as viam.

A história mais conhecida é a de Ulisses (Odisseia de Homero) que só se salvou porque se amarrou ao mastro e colocou cera nos ouvidos para não ouvir as suas vozes.

“Assim falavam com melodiosa voz, e eu sentia o coração consumir-se de desejo. Com um aceno dos olhos, ordenava aos companheiros que me soltassem; eles, porém, remavam, curvados sobre remos.

Mas Perímedes e Euríloco se ergueram e, com duplas cordas, ligaram-me bem mais fortemente ao mastro. Somente quando já estávamos longe do ponto de não mais ouvir a voz e o canto das Sereias, meus fiéis companheiros tiraram das orelhas a cera que eu havia posto e me livraram das cordas”.
HOMERO,Odisséia

Imagem - Ulisses a enfrentar as sereias
Herbert James Draper


Northstar Gallery - Todas as sereias possíveis e imaginárias

3 comentários:

FÊNIX CRUZ disse...

Prezada companheira blogueira: o seu blog é uma gracinha! Eu havia prometido a um outro blogueiro( Jurassic Park) montar um texto só a respeito de dragões: desisti! Encontrei dois blogs tão lindos que resolvi mudar de idéia... vou publicar o desenho do meu pobre dragão solitário, inventar uma outra função para ele e, divulgar a beleza dos trabalhos de vocês.Parabéns!
Quando o meu dragãozinho ficar pronto vou mencionar mais uma vez os seus blogs, pois eles dizem exatamente aquilo que eu tinha em mente dizer. Beijos e muito sucesso! Engenholiterarte.

Wagner Ramon disse...

OI moça, admito ter achado seu blog por acaso, numa combinações maluca que faço ao google. Pois bel, li e gostei muito desse conteúdo.
Aqui vai uma dica. Sem querer "empurrar" nenhuma religião, pois isso eu desprezo muito, mas existe um livro espirita chamado, "aglon e os espiritos do mar" , que diz muito sobre um mundo submarino muito fantastico. Os sereianos e os netuninos. Pelo espirito Julio Verne e Andre luiz.
Bem, eu sou espirita. Mas mesmo que seja apenas curioso ou de mente aberta, é uma otima literatura.

a_winter_garden disse...

Olá Simone!

Descobri agora seu blog, eu adoro sereias e mitologia nórdica. Queria saber se você sabe mais sobre a relação entre sereias e mitologia nórdica.

Abraço!